12 de dezembro de 2018

30 anos marcados por lutas e unidade dos servidores

As lutas por melhores condições de trabalho, o enfrentamento às políticas neoliberais que marcou o governo de Fernando Henrique Cardoso e as inúmeras manifestações de unidade que os servidores e empregados públicos deram ao longo dessas três décadas são recordadas no quarto vídeo da série dos 30 anos do Sindiserf/RS.

Assista aqui.

Para o secretário geral do Sindiserf/RS, Marcolino Oliveira, os momentos que a categoria demonstrou sua força e unidade foram os mais marcantes. “Houve manifestação que bloqueamos a ponte de Guaíba, no Beira Rio, no Laçador e na Expointer, que reunimos muitos servidores e foram marcantes por essa demonstração de luta”.

O ex-presidente do Sindicato Ary Otávio Canabarro dos Santos também ressalta as inúmeras lutas, manifestações e paralisações realizadas pelos servidores públicos ao longo dos anos. “É isso que faz da nossa entidade um importante instrumento de luta”.

Os desafios a partir de 2003, com a melhoria nos contracheques dos servidores é uma das principais recordações do ex-presidente e o secretário geral adjunto da Condsef/Fenadsef, Marizar Mansilha de Melo. “Havíamos saído de anos de congelamento salarial”, conta. Outro destaque dele foi para a greve geral de 2012, onde 800 mil trabalhadores do poder executivo pararam suas atividades. “O indicativo no orçamento, para o ano seguinte era de 0% de reajuste e a partir desta greve revertemos essa lógica e garantimos um reajuste para a categoria”, conta.

Já o ex-presidente da entidade José Mário Amaral Virué, chama atenção para os oito anos de congelamento de salário no governo de FHC. “Foram anos difíceis, trabalhamos incansavelmente com a categoria, no congresso federal e em inúmeras reuniões com a equipe econômica do governo para tentar conseguir alguma reposição salarial”.

30 anos: o Sindiserf/RS completou 30 anos no dia 29 de novembro. Para marcar a data, o Sindicato está divulgando uma série de vídeos sobre a história da entidade, contada pelos ex-presidentes do Sindiserf/RS, José Mário Amaral Virué, Ary Otávio Canabarro dos Santos, Marizar Mansilha de Melo e o atual secretário-geral, Marcolino Oliveira. O Sindicato entrou em contato com o primeiro presidente da entidade, Cláudio Tibério Piovesano, porém até o final da edição dos vídeos, não tivemos retorno.