22 de outubro de 2021

Contato




Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'sindiserfrs2018_usermeta' is marked as crashed and should be repaired in /home/sindiserfrs/www/wp-includes/wp-db.php on line 1924

Dica cultural de sexta: Florestan Fernandes

Florestan foi um dos mais influentes sociólogos

A dica cultural desta sexta-feira (11) é o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes. Paulistano, ele nasceu em 22 de julho de 1920 e faleceu em 10 de agosto de 1995, também na cidade de São Paulo. Florestan foi um dos mais influentes sociólogos brasileiros e é referência na pesquisa sociológica no país e na América Latina.

 

 

Com mais de cinquenta obras publicadas, ele transformou o pensamento social no país e estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e crítico, e um novo padrão de atuação intelectual.

 

Após ter sido aposentado compulsoriamente pela ditadura militar em 1969, atuou nas Universidades de Columbia e Yale, nos Estados Unidos e na Universidade de Toronto, no Canadá. De volta ao país, de 1978 em diante foi professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Foi também deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tendo participado da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1964, ganhou o Prêmio Jabuti, pelo livro Corpo e Alma do Brasil. E em 1996, foi agraciado postumamente, com o Prêmio Anísio Teixeira, considerado uma das mais importantes condecorações na área da educação no Brasil.

 

 

Fundamentos empíricos da explicação sociológica, Mudanças sociais no Brasil, A integração do negro na sociedade de classes, A revolução burguesa no Brasil: Ensaio de Interpretação Sociológica, Da Guerrilha ao Socialismo: A Revolução Cubana (1979), O que é Revolução (1981) e Poder e Contrapoder na América Latina são algumas das principais obras de Florestan Fernandes.

Fonte: Sindiserf/RS com informações de Infoescola e Wikipédia