20 de setembro de 2020

Contato



Dica cultural de sexta: Kleiton e Kledir        

Formada pelos irmãos pelotenses

A dica cultural desta sexta-feira (11) é Kleiton e Kledir. A dupla formada pelos irmãos pelotenses Kleiton Alves Ramil e Kledir Alves Ramil faz sucesso em todo o Brasil.

 

 

Eles começaram a estudar música na infância e na década de 1970 lançaram, com mais três amigos, a banda Almôndegas. Após quatro discos, o grupo se dissolveu e os irmãos decidiram prosseguir a carreira em dupla. O primeiro disco de Kleiton e Kledir foi lançado em 1980. Em 1987, a dupla resolveu se separar e após sete anos, retomaram a carreira.

 

Grandes nomes da música popular brasileira como Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Belchior, Emilio Santiago, entre outros gravaram composições da dupla.  Fora do Brasil, os argentinos Mercedes Sosa e Fito Páez e a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro também gravaram versões para as músicas de Kleiton e Kledir.

 

 

Ao longo da carreira, eles gravaram clássicos como Deu pra ti, Noite de São João, Canção da Meia noite, Vento Negro, Maria Fumaça, Paixão, entre outras. O disco infantil “Par ou Ímpar”, lançado em 2011, ganhou o prêmio da Música Brasileira como Melhor Álbum Infantil e o Açorianos de Melhor CD Infantil.

 

Em 2002, os irmãos foram homenageados pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares, que desfilou com um enredo inspirado na canção Deu pra ti. Ambos são irmãos do também músico Vítor Ramil e primos do músico Pery Souza.

 

 

Fonte: Sindiserf/RS com informações do site Kleiton e Kledir e da Wikipédia