18 de setembro de 2021

Dica cultural de sexta: Sérgio Mamberti

Sérgio morreu no último dia 3 de setembro

A dica cultural desta sexta-feira (10) é o ator Sérgio Mamberti. Nascido em Santos (SP) no 22 de abril de 1939, Sérgio Duarte Mamberti foi um ator, diretor, produtor e artista plástico. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, foi dramaturgo há mais de 50 anos.

Em 1962, venceu o prêmio Moracy do Val, do jornal Última Hora na categoria ‘ator revelação’ pelo espetáculo Antígone – América. Na década de 1970, juntamente com seu irmão Cláudio Mamberti participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista. Na década de 1990, viveu um de seus personagens mais marcantes: Dr. Victor, no programa infanto-juvenil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.

Ao longo de 60 anos de carreira, o ator participou de 50 filmes, atuou em 30 novelas e fez 80 peças. Entre as dezenas de prêmios que Sergio ganhou ao longo da carreira, destaca-se a Ordem do Mérito Cultural (OMC), a honraria mais alta de nível cultural do país, em 2008.

Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, Sérgio participou da parte cultural do governo, ocupando cargos e participando de conselhos. Foi presidente da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).

Sérgio morreu no último dia 3 de setembro, aos 82 anos, num hospital de São Paulo, onde foi internado no final de agosto, com uma infecção nos pulmões.

Fonte: Sindiserf/RS com informações da Wikipédia e G1

Fotos: G1 e acervo Globo