12 de abril de 2021
ContatoDesde 1996, atua como professor dos cursos
A dica cultural desta sexta-feira (26) é o historiador e jornalista Tau Golin. Luiz Carlos Golin, conhecido como Tau Golin, é graduado em História, pela Universidade Federal do Rio Grande do (UFGRS), é mestre e doutor, em História, pela PUCRS. Também é pós-doutor pela Universidade de Lisboa e pela Universidad de la Republica (Uruguai).
Com uma grande bibliografia publicada, ele é um nome consagrado nos estudos históricos do Rio Grande do Sul. Foi pioneiro e ainda hoje é um dos principais nomes do estado na crítica da versão oficial sobre figuras históricas da região, e em particular do tradicionalismo gauchesco.
Por Baixo do Poncho: contribuição à crítica da cultura gauchesca (coletânea de artigos escritos para revistas e jornais), A Guerra Guaranítica — Como os exércitos de Portugal e Espanha destruíram os Sete Povos dos jesuítas e índios guaranis no Rio Grande do Sul (1750-1761), Etnocídio e Herança Indígena e O Povo do Pampa são alguns de seus livros.
Desde 1996, atua como professor dos cursos de graduação em História e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Em 2011, Tau Golin foi patrono da 25ª Feira do Livro de Passo Fundo.
Fonte: Sindiserf/RS com informações do Sul 21 e Wikipédia