20 de fevereiro de 2019

Contato



Fonasefe tem reunião ampliada confirmada para 17 de fevereiro

Representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe)

Representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe) realizaram a primeira reunião do ano na quarta-feira (16), na sede da Condsef/Fenadsef, em Brasília, e apontaram calendário de atividades unificadas para fevereiro. Uma reunião ampliada foi confirmada para o dia 17 do próximo mês. Na ocasião devem ser definidas demandas e ações comuns ao conjunto dos servidores federais para que sejam levadas ao governo com objetivo de buscar avanços para o setor público.

 

As entidades também discutem ações para se juntar a toda classe trabalhadora contra a reforma da Previdência que prevê um regime de capitalização implantado no Chile em 1981, com a ajuda do atual ministro da Economia, Paulo Guedes. Lá, o modelo fracassou e a proposta está sendo revisada.

 

O sistema promoveu uma grande discrepância entre salários de ativos e aposentados, que passaram a acumular grandes dívidas. Na terça, 15, oito centrais sindicais (CSB, CTB,CUT, Força Sindical, Nova Central, CSP – Conlutas, Intersindical e CGTB) se reuniram e divulgaram orientação reafirmando posição contrária a qualquer proposta de reforma que fragilize, desmonte ou reduza o papel da Previdência Social Pública.

 

O Fonasefe deve encaminhar representante para participar da “Plenária Unitária das Centrais em defesa da Previdência e contra o fim da aposentadoria” que as centrais convocaram para o dia 20 de fevereiro.

 

Fonte: Condsef/Fenadsef