12 de dezembro de 2018

Instrumento de luta para os servidores e empregados públicos

Criado logo após a Constituição Federal de 1988, o Sindicato dos Servidores

Criado logo após a Constituição Federal de 1988, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS é um importante instrumento de luta para a categoria gaúcha. Representando profissionais lotados nos mais diversos órgãos, a entidade atua intensamente na valorização do servidor e na defesa de um serviço público de qualidade, dialogando com as demais esferas do funcionalismo: estadual e municipal.

No segundo vídeo da série dos 30 anos do Sindiserf/RS, os diretores ressaltam a importância do Sindicato para a categoria e consequentemente, para a sociedade.

Assista aqui.

Para o ex-presidente da entidade, José Mário Amaral Virué, não existe melhor instrumento na luta de classes para enfrentar as políticas que os governos geralmente impõem. “Apenas com entidades sindicais que é feita a resistência frente à retirada de direitos e o desmonte do serviço público. Por isso, o Sindiserf/RS é fundamental para a organização e unidade da categoria”, acredita ele.

Já Ary Otávio Canabarro dos Santos salienta que é fundamental a categoria valorizar o Sindicato, “pois é através deste instrumento que muitas lutas são feitas”.

Lembrando da importância da entidade no estado de democrático de direito, o secretário geral adjunto da Condsef/Fenadsef, Marizar Mansilha de Melo acredita que categoria se reconhece através do Sindicato. “É neste espaço que os servidores e empregados públicos são ouvidos, contribuindo para melhorar a realidade da nossa base e fortalecendo a democracia”.

“A nossa entidade é séria e comprometida na luta por melhores direitos e condições de trabalho para a nossa categoria”, finaliza o secretário geral do Sindiserf/RS, Marcolino Oliveira.

Muito mais do que protagonizar grandes lutas por melhores salários e condições de trabalho, pela manutenção e ampliação de direitos e, na defesa dos interesses coletivos ou individuais dos cidadãos, juntamente com o restante do movimento sindical e dos movimentos sociais, o Sindicato faz parte da vida das pessoas.

30 anos: o Sindiserf/RS completou 30 anos no dia 29 de novembro. Para marcar a data, o Sindicato está divulgando uma série de vídeos sobre a história da entidade, contada pelos ex-presidentes do Sindiserf/RS, José Mário Amaral Virué, Ary Otávio Canabarro dos Santos, Marizar Mansilha de Melo e o atual secretário-geral, Marcolino Oliveira. O Sindicato entrou em contato com o primeiro presidente da entidade, Cláudio Tibério Piovesano, porém até o final da edição dos vídeos, não tivemos retorno.