23 de outubro de 2019

O Sindiserf/RS apoia esta causa

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) se soma a inúmeras entidades na campanha de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (2019), o tema deste ano é “Câncer de mama: juntos, sem medo”.   O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério […]

O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença. O Instituto elaborou uma cartilha sobre o tema.

Acesse a cartilha aqui.

O câncer de mama é o segundo de maior incidência no país, só perde para o câncer de pele. O INCA estima que em 2019 serão mais de 59 mil novos casos. É a doença que mais causa óbitos em mulheres, no Brasil e no mundo.

A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Isso gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Entenda: a campanha Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Durante o mês, muitas entidades promovem eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Fonte: Sindiserf/RS com informações do INCA