20 de fevereiro de 2019

Reunião da direção debate agenda do período e conjuntura jurídica

Diretores do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do RS (Sindiserf/RS) se reuniram na tarde desta sexta-feira (8), no auditório da entidade. A reunião contou com a participação da assessoria jurídica da entidade e teve entre os pontos de pauta: o planejamento da gestão e o calendário para o próximo período.

O secretário-geral do Sindiserf/RS, Marizar Mansilha de Melo, coordenou a reunião e destacou a importância da participação de todos. “É necessário esse esforço, inclusive dos dirigentes do interior, para se apropriarem das nossas pautas e qualificar ainda mais a relação com a categoria”, disse ele.

Jurídico: no começo da reunião, os assessores jurídicos do Sindicato, Marcelo Garcia da Cunha e Cezar Ramos dos escritórios Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados e Wagner Advogados Associados falaram sobre a atuação jurídica e dos desafios frente ao novo governo.

Marcelo iniciou ressaltando que a Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro “é  pior que a de Temer. Eles querem economizar, mas o que o governo tem que fazer é investir”. O advogado pontuou inúmeros aspectos que atacam o serviço público e que devem ser pauta no próximo período.

Para Cezar, a extinção do Ministério do Trabalho e Emprego, que passou a integrar o Ministério da Justiça pelo atual governo é extremamente simbólico. “Há um direcionamento, de longa data, em atacar dirigentes sindicais e recentemente isso se expandiu para a contribuição sindical, tudo isso passou pelo judiciário”. De acordo com ele, isso é um indicativo dos ataques que virão no próximo período.

Agendas: em março será definido o cronograma das datas das assembleias em Porto Alegre e no interior.

A data indicada para o planejamento da direção é 29 e 30 de março (sexta-feira e sábado). A atividade deve ocorrer no auditório do Sindiserf/RS.

Mobilização: o Sindicato participará dos atos contra a Reforma da Previdência dia 14 e 20 de fevereiro. E já está participando da organização das atividades do Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

As reuniões da direção do Sindiserf/RS são quinzenais.